domingo, 16 de março de 2008

DICAS DE FILMES

Gente toda semana, listarei fimes interessantes para serem vistos, e, espero eu, a cada dia um cometário sobre um dos filmes da lista.
Para esta Semana:

- Pão e Rosas (Ken Loach) - SINDICALISMO

Trabalhadores explorados, lutas e patrões capitalistas - Em mais um manifesto nas telas, do diretor Ken Loach, ele descreveu as massas pobres e oprimidas e sua lutas para sobreviver em um mundo cruel de "laissez-faire" em Pão e Rosas. O filme passa-se em Los Angeles, onde imigrantes mexicanos ilegais trabalham como faxineiros em um edifício de escritórios, por salários humilhantes. Eles não têm assistência médica, nenhuma proteção trabalhista e ainda suportam um patrão abusivo. Percebem a necessidade de se organizarem, e as dificuldades de como fazer isso. Aparece também os problemas típicos sindicalismo norte-americano.
Este filme é fundamental para trabalhar formação sindical, e pode ser muito bem aproveitado como material para estudos sociológicos sobre movimentos sociais.

Título Original: Bread and Roses
País de Origem: Reino Unido/ França/ Espanha/ Alemanha/ Suécia
Ano: 2000 Duração: 110 min Diretor: Ken Loach
Elenco: Pilar Padilla, Adrien Brody, Elpidia Carrillo, Jack McGee, George Lopez, Alonso Chavez, Monica Rivas, Frankie Davila

- Reds: Os dez dias que abalaram o mundo (Warren Beatty) - História Rev. Russa

Os Dez Dias que Abalaram o Mundo, esse o título que John Reed deu à sua obra admirável. É um livro que recorda, com uma intensidade e um vigor extraordinários, os primeiros dias da Revolução de Outubro.John Reed era jornalista e estava na Europa cobrindo a Primeira Guerra Mundial, quando iniciou-se a Revolução Russa, deslocando-se então para registrar as mudanças radicais pelas quais a Rússia começava a passar. O seu contato com o movimento acabou por extrapolar o campo das informações jornalísticas, Reed tornou-se um ardoroso defensor do novo governo e procurou difundir as idéias comunistas nos EUA.
Então esse importante livro deu origem ao filme que warren Beatty, dirigiu e adptou o livro como roteiro. Este filme pode ser usado como material para estudos sobre o socialismo, da teoria a história, das realizações aos problemas, partindo da Revolução Russa apresentada no filme e verificando outras experiências (como a chinesa ou a cubana) são caminhos óbvios a se explorar na área de história, filosofia, ética e geografia.


País/Ano de produção:- EUA, 1981
Duração/Gênero:- 188 min., Drama
Direção e Roteiro de Warren Beatty e Trevor Griffiths
Elenco:- Warren Beatty, Dianne Keaton, Jack Nicholson, Edward Herrmann,Paul Sorvino, Maureen Stapleton e Gene Hackman.

- Kiriku e a Feiticeira (Michel Ocelot) - Desenho animado franco-africano

Exemplar sofisticado da animação européia contemporânea, este desenho animado traz o fascínio da tradição africana numa história que celebra a coragem, a curiosidade, a dialética e a astúcia. Baseado num conto da África Ocidental sobre uma comunidade subjulgada por uma terrível feiticeira contra a qual o pequeno Kiriku luta para preservar sua aldeia das forças do mal. Um gênero inovado, oposto aos estúdios Disney, com imagem e música originais.
Bom para trabalhar a dialética e estimular os valores não binários, no caso a variação do rico espectro entre o bem e o mal.

- Boleiros 1: Era uma vez o Futebol
Boleiros 2: Vencedores e Vencidos


No primeiro filme (documentário) Em um bar na cidade de São Paulo, é reunido um grupo de ex-jogadores de futebol que se encontram para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram jogadores profissionais.
No segundo O filme acontece durante a reinauguração de um bar, famoso reduto de jogadores de futebol, agora com um novo sócio pentacampeão do mundo pela Seleção e atual atacante de um milionário time europeu.
Mais interessante filme sobre o mundo do futebol. Até quem não gosta de futebol vai achar esse filme válido de ser visto. Outra coisa importante para se destacar é que este filme tem uma riqueza antropológica pouco vista em filmes que tem algum esporte como pano de fundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pão e Rosas, verdadeiros 'Copulatum et malum remuneratum'
tah vendo??
aprendendo latim...

Anônimo disse...

Sugiro passar estes filmes (Boleiros 1 e 2) na Rua das Moças... O pessoal tá precisando de ânimo!